Como deixar seus licks mais interessantes aplicando a Dispersão Rítmica
Oi! Tudo bem? Estou de volta aqui com mais Dicas de Estudo na guitarra! E hoje eu vou mostrar uma forma de deixar os licks de guitarra muito mais interessantes, aplicando a Dispersão Rítmica. O conceito de dispersão rítmica é muito simples, apesar de muitas vezes não ser fácil de executar na prática. Consiste em tocar um padrão que se repete com um determinado número de notas, porém utilizando uma figura rítmica que em que caiba um número diferente de notas por tempo. Por exemplo, tocar um padrão repetitivo de 4 notas com uma divisão rítmica de 3, 5 ou 6 notas por tempo.
Isso gera um efeito muito interessante, pois conforme vai se repetindo, o padrão vai se deslocando dentro do tempo, fazendo com que as acentuações naturais que acontecem no tempo caiam em diferentes notas dentro do padrão. É mais fácil de entender vendo as demonstrações no vídeo e aplicando na prática!
Veja as explicações e demonstrações no vídeo, e logo abaixo você vai poder ver também as tablaturas dos licks:
Agora veja nas tablaturas a seguir os licks na Pentatônica de C#m mostrados no vídeo, com um destaque em vermelho nas notas que caem junto com o tempo do metrônomo ou com a pulsação da música:
Ex. 01 - Lick de 3 notas tocado em 3 notas por tempo:
Veja que cai sempre no tempo sempre a mesma nota do lick, não acontecendo nenhum tipo de deslocamento.
Ex. 02 - Lick de 3 notas tocado em 4 notas por tempo (Dispersão Rítmica):
Veja como neste exemplo cada tempo inicia com uma nota diferente do lick, provocando um deslocamento do próprio lick sobre o tempo, gerando um efeito interessante.
Ex. 03 - Lick de 4 notas tocado em 4 notas por tempo:
Como no Ex. 1, neste exemplo também não ocorre a dispersão rítmica, pois cai no tempo sempre a mesma nota do lick.
Ex. 04 - Lick de 4 notas tocado em 3 notas por tempo (Dispersão Rítmica):
Neste exemplo, assim como no Ex. 2, cada tempo inicia com uma nota diferente do lick, provocando um deslocamento do próprio lick sobre o tempo, caracterizando a Dispersão Rítmica.
Ex. 05 - Lick de 4 notas tocado em 6 notas por tempo (Dispersão Rítmica):
Novamente aplicamos a dispersão rítmica, porém desta vez com a figura de 6 notas por tempo, gerando um efeito diferente do exemplo anterior.
Experimente aplicar a Dispersão Rítmica em outros padrões e licks que você já toca, e vai deixá-los de cara nova, ampliando bastante o seu vocabulário e melhorando o fraseado! Bons estudos!
Obrigado por visitar meu blog e assistir meu vídeo! Um forte abraço!
Comments