Guitarra Rítmica Heavy Metal - Parte 4

6 Aug 2017

Oi! Tudo bem? Seja bem-vindo(a) à 4ª parte da série Guitarra Rítmica Heavy Metal!

 

E na lição de hoje eu vou apresentar 4 exemplos que têm como objetivos ajudar a desenvolver a Palhetada Alternada, o domínio da figura rítmica de Semicolcheia, a técnica de Palm Muting, as acentuações e a utilização de diferentes intervalos nos Power Chords para criar Riffs com peso, velocidade e ao mesmo tempo melodia.


Comece praticando em andamento lento, entre 60bpm e 80bpm, de preferência utilizando sempre um metrônomo, e priorize aprender a tocar sempre com as mãos, braços, ombros e pescoço relaxados, antes de tentar acelerar. Procure também diminuir ao máximo a amplitude dos movimentos, principalmente da palhetada. Mãos à obra!

Exemplo 01 – Riff Melódico com Palhetada Alternada em Semicolcheias:

Este Riff utiliza notas da escala de Si menor (Bm) que delineiam uma harmonia implícita com os acordes Bm, G e A, tocando em seqüência T, 5ª, 6ª, 5ª, 4ª, 3ª, 4ª, 5ª de cada acorde, respeitando a escala e o Campo Harmônico de Bm. Tenha como objetivos principais tocar com as mãos bem relaxadas, executar o movimento da palhetada mais curto possível e dividir corretamente os tempos em 4 partes iguais. Você pode intercalar tocando com e sem Palm Muting.

Exemplo 02 – Combinando Semicolcheias, Colcheias e Power Chords:

Este e os próximos riffs utilizam a mesma idéia dos riffs mostrados no Vídeo e no ebook do episódio 3 desta série, porém agora adicionando semicolcheias e palhetada alternada. Capriche nas acentuações, que acontecem por meio da alternância de entre as notas abafadas com Palm Muting e os Power Chords sem abafar. E perceba que as notas abafadas estão na figura rítmica de semicolcheia, enquanto que os Power Chords acentuados estão na figura de Colcheia.

Exemplo 03 – Adicionando diferentes intervalos nos Power Chords:

Neste exemplo, simplesmente adicionamos diferentes intervalos nos Power Chords, respeitando a escala de Bm, criando uma melodia no riff. No Power Chord de B5, trocamos a 5J pelos intervalos de 6m, 4J e 3m; no Power Chord de G5, trocamos a 5J pela 4Aum; e no Power Chord de A5, trocamos a 5J pela 4J e 3M. Porém a mecânica das palhetadas e o ritmo se mantém iguais ao Exemplo 2.

Exemplo 04 – Acentuando e destacando os intervalos:

E prá finalizar, chegamos ao resultado final, um riff pesado e ao mesmo tempo melódico, no qual vamos palhetar somente uma corda por vez, intercalando as tônicas dos Power Chords com os diferentes intervalos já adicionados no exemplo anterior (6m, 5J, 4J, 4Aum, 3M, 3m...). As tônicas são tocadas na 6ª corda, abafadas com Palm Muting, em semicolcheias com palhetada alternada, já os demais intervalos são tocados na 5ª corda e acentuados, com uma palhetada para baixo, em colcheia.

 

Importante: Se você quiser receber todo o conteúdo dessa aula em um arquivo em PDF, pronto para imprimir, e também receber os arquivos das aulas anteriores e outros materiais exclusivos, basta escrever seu Nome e E-mail no formulário Materiais e Lições por e-mail que está no topo dessa página.

 

Você pode também ver todos os vídeos desta série em uma mesma página, clicando AQUI!

Please reload

Se este artigo ou vídeo te ajudou, imagina um curso inteiro produzido por mim...

Atualmente tenho 2 cursos online com objetivos específicos, que se complementam. Assiste os vídeos e depois clica nos botões embaixo prá ver todos os detalhes e se inscrever.

Fundamentos da Técnica para Guitarra
Técnica e Expressão na Guitarra Solo

Tá procurando um material completo prá estudar guitarra de forma organizada?

Dá uma olhada nos conteúdos das apostilas que estão à venda na Loja aqui do site:

Receba grátis por e-mail:

Atenção: verifique também na pasta spam, do seu e-mail e se encontrar a minha mensagem lá, marque a opção Não é spam, para continuar recebendo.

Curso de Guitarra Online
Curso de Guitarra Online
Conheça e adquira as 
Apostilas de Guitarra: