Diferenças entre Tocar Guitarra, Estudar, Praticar e Ensaiar

21 May 2017

Oi! Tudo bem?

 

Seja muito bem-vindo(a) a mais um episódio da série Dicas de Estudo, na qual eu falo de forma mais espontânea sobre diversos aspectos importantes para quem busca mais eficiência no estudo da guitarra. E prá começar, vou te fazer algumas perguntas:

 

  1. Quanto tempo por dia você TOCA guitarra?

  2. Aliás, quanto tempo você ESTUDA guitarra?

  3. Ou melhor, quanto tempo você PRATICA na guitarra?

  4. Ou ainda, quanto tempo você ENSAIA com a guitarra?

  5. Será que é tudo a mesma coisa ou tem diferenças?

  6. E se tem diferenças, quais são?

 

Nesse vídeo eu falo um pouco sobre as definições destes conceitos de acordo com o dicionário, e principalmente como eu os interpreto, com base nas minhas experiências como guitarrista, estudante e professor. E posso adiantar que entender estes conceitos é fundamental para poder organizar os estudos na guitarra!

Vou tentar resumir aqui nesse texto o que falei no vídeo, prá reforçar os conceitos.

 

TOCAR GUITARRA:

 

Entre as definições da palavra tocar que encontrei em dicionários, estão pôr a mão (genérico) e fazer soar (relacionado especificamente a instrumentos musicais). 

 

É o conceito mais amplo relacionado à nossa atividade com a guitarra, pois abrange todos os momentos em que fazemos som com o instrumento, como por exemplo quando tocamos uma música, quando estamos praticando uma escala, exercitando a técnica, improvisando, etc... 

 

Porém na minha concepção, tocar guitarra é o resultado final de todo o processo aprendizado, a hora mais divertida, que é fazer música, seja tocando uma música cover, compondo ou improvisando.

 

ESTUDAR GUITARRA:

 

A melhor definição que encontrei nos dicionários para a palavra estudar, foi Procurar adquirir conhecimento de algo, uma definição bem genérica, que se aplica a qualquer área do conhecimento. No contexto específico do aprendizado da guitarra, podemos exemplificar o ato de estudar de muitas formas:

 

Ex. 01 - Quando vamos estudar uma escala precisamos ler ou assistir vídeo aulas ou mesmo uma aula presencial, que explique o que é esta escala, a sua estrutura, a sua execução no instrumento, a aplicação, etc... E não precisamos necessariamente estar todo o tempo com a guitarra na mão, depende de qual é o conteúdo e qual objetivo.

 

Ex. 02 - Quando vamos aprender uma música, podemos estudá-la por um tempo apenas ouvindo, tentando identificar notas, acordes, ritmos, forma, etc, podemos ler uma partitura, cifra ou tablatura, depois analisar cada parte e procurar definir as melhores digitações, etc... também não precisamos necessariamente estar todo o tempo com a guitarra na mão.

 

PRATICAR NA GUITARRA:

 

Na minha opinião, praticar é uma parte do estudo. Procurando em dicionários, encontrei algumas definições interessantes sobre praticar: "Ato ou efeito de realizar algo", "fazer existir", "ação que se desenrola com a aplicação de certos conhecimentos", "colocar em prática", "exercitar", "treinar".

 

Praticar é um complemento de estudar, quando estou praticando algo, posso dizer que estou estudando, mas quando estou estudando, não necessariamente estou praticando. Porém tudo o que se estuda precisa ser praticado para ser dominado.

 

O exemplo mais claro disso é quando vamos aprender um solo de uma música, não basta somente saber as notas, as casas, a digitação, o tom, a escala, etc..., para conseguir tocar este solo no contexto da música é necessário praticá-lo até que fique memorizado a nível muscular, para que seja executado de forma automática, sem precisarmos pensar. Neste exemplo prática envolve um grande número de repetições de determinados movimentos.

 

Da mesma forma, quando estudamos uma escala, aprendemos sua estrutura e suas notas, e precisamos praticar para memorizar suas digitações no braço da guitarra, e depois ainda aplicar em improvisos, etc.

 

ENSAIAR NA GUITARRA:

 

Algumas definições de ensaiar: "experimentar algo", "pôr em prática", "treinar", "exercitar"... estes últimos sinônimos também de praticar. Porém, na minha visão, em se tratando da guitarra, praticar e ensaiar não significam a mesma coisa, pois o ensaio está mais ligado ao produto final que será apresentado ao público, é o estágio final do processo de aprender uma música.

 

Quando aprendemos uma música, seguimos mais ou menos estes passos: primeiramente a estudamos, de diversas formas, depois praticamos para memorizá-la, e mesmo depois de aprendida, se quisermos apresentá-la ao público, precisamos ensaiá-la, simulando a situação da apresentação, para lapidar a execução e poder dar a devida interpretação artística.

 

CONCLUSÃO:

 

A dica de estudo é que precisamos ter consciência das diferenças entre os conceitos apresentados, que todos são igualmente importantes, e que por isso precisamos organizar a rotina de estudos de forma que caibam todos estes momentos com a guitarra. 

 

Por hoje é isso... Bons estudos!

Please reload

Se este artigo ou vídeo te ajudou, imagina um curso inteiro produzido por mim...

Atualmente tenho 2 cursos online com objetivos específicos, que se complementam. Assiste os vídeos e depois clica nos botões embaixo prá ver todos os detalhes e se inscrever.

Fundamentos da Técnica para Guitarra
Técnica e Expressão na Guitarra Solo

Tá procurando um material completo prá estudar guitarra de forma organizada?

Dá uma olhada nos conteúdos das apostilas que estão à venda na Loja aqui do site:

Receba grátis por e-mail:

Atenção: verifique também na pasta spam, do seu e-mail e se encontrar a minha mensagem lá, marque a opção Não é spam, para continuar recebendo.

Curso de Guitarra Online
Curso de Guitarra Online
Conheça e adquira as 
Apostilas de Guitarra: