Guitarra Rítmica Heavy Metal - Parte 3
Oi! Tudo bem?
Chegamos à 3ª parte da série Guitarra Rítmica Heavy Metal. E na lição de hoje eu vou mostrar o processo de criação de um Riff em 5 etapas, que funcionarão como exercícios para praticar 5 elementos importantes desse estilo:
A figura rítmica de Colcheia (2 notas por tempo);
A técnica de palhetada para baixo, também chamada Down Picking;
A técnica de Palm Muting;
A utilização de acentuações;
A utilização de diferentes intervalos para criar uma melodia no Riff.
Mãos à obra!
Exemplo 01 – Palhetada Para baixo em 1 corda com Palm Muting:
Nesta fase, tenha como objetivos principais tocar com as mãos bem relaxadas, executar o movimento da palhetada mais curto possível e dividir corretamente os tempos em duas partes iguais. Palhete todas as notas para baixo e abafe todas com Palm Muting.
Exemplo 02 – Palhetada Para baixo em Power Chords com Palm Muting:
Agora vamos aumentar um pouco a dificuldade, pois será preciso palhetar sempre duas cordas. Procure continuar com as mãos bem relaxadas, executar o movimento da palhetada mais curto possível. Abafe todas com Palm Muting.
Exemplo 03 – Palhetada Para baixo em Power Chords com acentuações:
A partir deste exercício vamos adicionar acentuações, por meio da alternância de entre as notas abafadas com Palm Muting e os Power Chords sem abafar.
Exemplo 04 – Power Chords com acentuações e diferentes intervalos:
Neste exercício vamos criar uma melodia dentro da sequencia de Power Chords, adicionando diferentes intervalos aos mesmos. No Power Chord de B5, trocamos a 5J pelos intervalos de 6m, 4J e 3m; no Power Chord de G5, trocamos a 5J pela 4Aum; e no Power Chord de A5, trocamos a 5J pela 4J e 3M.
Exemplo 05 – Palhetada Para baixo em Power Chords com acentuações:
E para finalizar, chegamos ao resultado final, uma riff pesado e ao mesmo tempo melódico, no qual vamos palhetar somente uma corda por vez, intercalando as tônicas dos Power Chords com os diferentes intervalos já adicionados no exemplo anterior (6m, 5J, 4J, 4Aum, 3M, 3m...). As tônicas são tocadas na 6ª corda e abafadas com Palm Muting, já os demais intervalos são tocados na 5ª corda e acentuados.
Importante: Se você quiser receber todo o conteúdo dessa aula em um arquivo em PDF, pronto para imprimir, e também receber os arquivos das aulas anteriores e outros materiais exclusivos, basta escrever seu Nome e E-mail no formulário Materiais e Lições por e-mail que está no topo dessa página.
Você pode também ver todos os vídeos desta série em uma mesma página, clicando AQUI!