• Vilmar Gusberti

O que estudar para entender os Modos Gregos


O assunto Modos Gregos sempre causa bastante curiosidade nos guitarristas e estudantes de guitarra, principalmente nos mais iniciantes. Realmente é um assunto muito interessante, pois o conhecimento dos Modos Gregos possibilita explorar diferentes sonoridades com a guitarra. O problema é que para entender e utilizar bem os Modos Gregos é necessário ter domínio de outros diversos assuntos, e infelizmente muitos estudantes, principalmente os autodidatas, por não saberem a ordem em que os conteúdos devem ser estudados, acabam pulando etapas e querendo aprender os Modos Gregos sem ter os pré-requisitos necessários.

E quando isso acontece, o guitarrista não consegue utilizar bem os modos gregos e aproveitar as suas possibilidades sonoras. Neste artigo e vídeo eu falo sobre 8 assuntos que todo guitarrista precisa dominar para entender e utilizar bem os Modos Gregos. São eles:

  1. Conceitos Básicos de teoria musical: inclui nomenclaturas, notas musicais, alterações sustenido e bemol, tom e semitom, escala cromática, etc...

  2. Localização das notas musicais no braço da guitarra: quanto mais você exercitar este fundamento, mais fácil será o estudo dos próximos conteúdos.

  3. Escala Maior: estrutura, digitações e conhecimento das notas que formam a escala em todas as tonalidades...

  4. Visualização de acordes e da escala maior pelo sistema CAGED: sobrepondo e relacionando os shapes da escala com os modelos de acordes.

  5. Intervalos: nomenclaturas, distâncias em tons e semitons, sonoridades e shapes dos intervalos no braço da guitarra.

  6. Formação de acordes: tríades, tétrades e dissonâncias.

  7. Campo Harmônico Maior: saber o tipo de acorde formado sobre cada um dos graus da escala, sendo tríade, tétrade e contendo também dissonâncias.

  8. Funções Harmônicas: funções dos acordes do Campo Harmônico Maior e conceito de tensão e resolução.

Obs.: apesar de não ter sido citado no vídeo, é importante ter também o conhecimento e saber aplicar a Escala Pentatônica nos improvisos.

Obrigado por acessar o blog e assistir ao vídeo! Um forte abraço!


366 visualizações